QUEM SOMOS


No início da década de 1990, mais precisamente em 1991, a culinarista baiana Abé Jonas resolveu promover uma mudança radical na sua vida. Com a ajuda dos filhos resolveu encarar o desafio de abrir, na garagem de sua própria casa, o restaurante Bistrô Coisas de Abé. Era o início da trajetória empresarial dessa magistral culinarista que se tornaria referência na gastronomia local. Apesar de pequenino, o ambiente acolhedor e alegremente decorado aliado ao excelente paladar tipicamente caseiro da comida, logo atraíram a atenção do público soteropolitano. Em curto período de tempo o restaurante se tornou um enorme sucesso na capital baiana atraindo uma clientela diversificada e fiel. O segredo para o rápido sucesso Abé não esconde: "Fazia questão de tratar cada cliente com uma atenção e um carinho especial, fazendo com que eles se sentissem como se estivessem na sua própria casa". Além do inegável talento culinário a preocupação em atender bem os seus clientes se tornaria a marca registrada de Abé que seria cultivada por seus filhos e influenciaria seus futuros empreendimentos.


Em 1996, ao lado dos filhos Maria Conceição e João Adolfo, inaugurou dessa vez na garagem da casa da sua mãe, na Pituba, uma pequena lanchonete onde eram servidos deliciosos sanduíches, salgados, doces e sorvetes, todos produzidos artesanalmente, que eram vendidos aos alunos de colégios vizinhos. Em homenagem aos filhos, batizou-o Maria João. Com muita criatividade os jovens empresários logo perceberam a enorme potencialidade do local. Assim, ao constatarem a ausência de um espaço de lazer em Salvador com um bom ambiente, boa comida e boa música resolveram aproveitar o espaço e reformular o negócio. Fizeram a proposta a Abé. Abririam em dois turnos. Pela manhã funcionariam como um restaurante do tipo comida a kilo (self-service) e a la carte e a noite como um bar com música ao vivo. A proposta se mostrou acertada.

Em 2001, o bar e restaurante Maria João se tornaria o principal ponto de encontro da noite de Salvador. O cuidado com a boa música e com o cardápio inovador somado a preocupação sempre presente em atender bem aos clientes transformou o ambiente em um badalado e famoso bar. Por seus palcos passaram uma extensa lista de cantores nacionais renomados e de artistas locais consagrados como: Léo Cavalcante (A Zorra), Eugênio Brasil, Rafel Pondé, Duda (Diamba), Luiz Caldas, Margareth Menezes, Cláudia Leitte, Adelmo Casé, Gerônimo, Zeca Baleiro, Tuca Fernandes, Alexandre (Natiruts) isso sem falar no saudoso mestre Saul Barbosa. Fruto dessa parceria com a juventude de Salvador, o Bar Maria João ganharia por duas vezes, alternadamente, em 2002 e 2004, o prêmio de melhor bar para paquerar segundo a premiação da revista Veja Salvador.

Em 2004, novo desafio. O convite para montar um restaurante conduziu Abé e os filhos a fazer uma mudança radical. Sairiam de uma pequena garagem na Pituba para um espaço de 900 m² em Pituaçu, onde inauguraram o restaurante Maria da Praia. Nessa nova iniciativa, mantiveram a forte ligação com a música idealizando uma série de projetos que contaram com a participação de artistas do quilate de Jorge Zarath com a banda Salsalitro,  do talentoso Adelmo Casé com a banda Negra Cor e do maestro Ademar Furta Cor com o projeto Back 80.

A realização da Copa do Mundo de 2006 na Alemanha representou outro marco na trajetória dos empresários. Em parceria com a 2GB e sob o ritmo de Adelmo Casé, a casa recebeu em média cerca de mil torcedores em cada um dos quatro jogos transmitidos da seleção brasileira.


Após um longo período de dedicação ao seguimento de bares e restaurantes Abé e Maria resolveram encarar mais um desafio: montar um buffet. Assim surgiu o Buffet Coisas de Abé. Nessa parceria entre mãe e filha, a proposta é a organização de eventos personalizados tais como chá de cozinha, chá de bebê, confraternizações, festas infantis, aniversários e até mesmo casamentos. Além do fornecimento de serviço de encomenda de pratos especiais customizados, tortas doces e salgados e docinhos com a mesma qualidade e atendimento de sempre.